As corridas de trackables são uma forma divertida de podermos ver as nossas geocoins ou TBs a circular de cache em cache, a par de outras lançadas na mesma altura. São também uma forma de acrescentar algo mais ao já de si interessante aspecto que é observar por onde um trackable passeia e o que vai acontecendo no seu percurso.

Enquanto que um trackable tem normalmente um objectivo próprio, para além, claro está, de se manter em movimento, numa corrida existe um ou vários objectivos que são comuns a todos os trackables que nela participam.

Assim, cada corrida é diferente de todas as outras, no sentido em que estes objectivos são também diferentes. Para além disso, as corridas definem regras que têm influência na forma como os vários participantes progridem na classificação.

Uma corrida pode terminar quando um dos concorrentes atinge um determinado objectivo (sendo o vencedor) ou quando é atingida uma data pré-determinada para o fim da corrida, sendo nesse caso vencedor o trackable que estiver no topo da classificação nessa altura.

Para se seguir a corrida é normalmente criada uma página na Internet que contém toda a informação relevante, desde as regras até às classificações, e que é mantida pelos organizadores da corrida. Assim, os concorrentes têm uma forma centralizada de verificar o que se passa com os seus competidores, e se estão quase a ganhar ou quase a perder. Existem inclusivamente sites que oferecem já suporte para a gestão de corridas, tal como o site tb-run.

Em Portugal já se fizeram várias corridas de trackables, estando sempre novas corridas a ser criadas e a decorrer. Nesta secção do trackables-pt pretendemos manter o espólio de todas estas corridas, mostrando o quão diversas podem ser nos seus objectivos, regras, organização, sucesso, etc.

Por isso convidamos todos os que organizarem uma corrida de trackables a contribuírem para a manutenção desta secção, enviando os seus artigos que descrevam a corrida e os vários detalhes que a ela estejam associados. Obrigado!

The_GeoGang Travel Bug Race

The_GeoGang Travel Bug Race começou a 2/7/2010, tem a duração de 1 ano, terminando assim a 1/7/2011. Esta é a primeira grande corrida de TB’s organizada pelo The_GeoGang, para Gangsters & Friends. O objectivo desta corrida é ver qual o Gangster ou Friend mais desenrascado e rápido. Foi dada a liberdade de cada um escolher […]

Corrida de TB’s dos distritos de Portugal

A corrida de Travel Bugs dos Distritos de Portugal, uma ideia lançada e posta em prática pelo geocacher z3r0_, tem como objectivo mostrar aos geocachers do nosso país o artesanato típico de cada distrito. Assim, cada geocacher escolhe um distrito, anexa à sua chapa um objecto típico desse distrito e inscreve o seu TB. Para […]

1st TB Race Beira Interior

A primeira corrida de TBs da Beira Interior foi uma ideia levada a cabo pelo geocacher Geopate, levando 29 novos TBs a passearem pelo mundo fora, começando obrigatoriamente na Beira Interior. Nesta corrida os TBs são todos veículos de 4 rodas da “HotWheels”(R). A corrida dura um ano (de 12/9/2009 a 11/9/2010) sendo vencedores os […]