999-PT-Front-Album 999-PT-Back-Album

Tal como já tinha acontecido no ano anterior, também em 2009 foi organizado um multi-evento e desenhada uma geocoin comemorativa do dia 9 de Setembro de 2009 (09/09/09). Em Portugal foram várias pessoas que estiveram ligadas à produção desta geocoin. O Ftomar criou o evento nacional onde as geocoins foram distribuídas: GC1X42Y 09-09-09 Templar Event. O PLnauta anunciou no fórum da Groundspeak, num tópico intitulado Nine, a intenção de participar e de ser feita uma versão portuguesa desta geocoin, respondendo ao desafio lançado pelo habitual mentor destas geocoins dos multi-eventos, o Avroair. Estiveram também envolvidos nesta produção portuguesa os Webxxi, tendo esta sido a primeira geocoin com uma chancela da GeocacherZONE.

Quanto ao desenho da geocoin, foi feito pela geocacher/designer Jackalgirl, utilizando vários símbolos relacionados com o número nove. A primeira imagem que foi dada a conhecer do desenho agradou de imediato e acabou por ser adoptada. Foi esta a imagem:

cloud9-initial

Acabaram por aderir ao projecto 29 participantes, sendo assim produzidas 29 versões diferentes da geocoin. Na sua grande maioria foram estados/cidades dos Estados Unidos que participaram, mas contam-se também geocoins dos seguintes países: Inglaterra, República Checa, Austrália, Portugal, Japão (país onde se encontra a Jackalgirl) e Canadá. Para terem uma ideia dos vários desenhos de pré-produção, espreitem a imagem seguinte.

999-all

As cores escolhidas para a versão portuguesa foram o vermelho e o branco, que ficaram bem destacadas sobre o metal Black Nickel. Estas cores estão relacionadas com os Templários, e com a cidade de Tomar, uma vez que foram escolhidas pelo Ftomar (o nick diz tudo). A história desta versão portuguesa está contada no fórum geocaching@PT, no tópico Lembram-se do 8/8/8 … pois é vem aí o, sendo a imagem de pré-produção desta versão a seguinte:

999Portugal

Foram produzidas apenas 50 unidades desta geocoin, um número muito limitado, fazendo desta uma das mais raras geocoins com “sangue” português. Claro que bastaram dois dias para que tivessem sido encontrados interessados para todas estas geocoins, o que aconteceu neste tópico.

Relativamente ao desenho desta geocoin, que é muito elaborado e bonito, é preciso salientar o seu verso, que contém o algarismo nove escrito em muitas línguas. Mais especificamente, são 27 formas diferentes de representar o algarismo nove. São 9 símbolos num anel mais central e outros 9 conjuntos de 2 símbolos na parte exterior. Fica aqui o desafio deixado pela autora do desenho, o de tentarem descobrir cada uma das 27 línguas representadas nesta geocoin! Aqui fica o desenho com os 27 símbolos a descodificar:

9-9-9_Cointest

Se não conseguirem resolver (o vencedor do desafio apenas descobriu 25 das 27 línguas), dêem uma espreitadela na imagem aqui em baixo.

9-9-9_Glyph-Map

E se quiserem ver fotografias de todas as versões, podem consultar a colecção do geocacher Bo.T.L.

Ficha técnica Icon
Data: Setembro 2009
Versões: Black Nickel
Formato: Circular
Tamanho: 44mm de diâmetro, 3mm de espessura
Quantidade: 50
Desenho: Jackalgirl
Produção: geoswag.com
Mentores: PLnauta, Ftomar e GeocacherZONE
Código de activação: http://www.oakcoins.com/activate/unnum.html

Desenho
: Jackalgirl