Black Nickel

Embora não haja uma época específica da sua origem, podemos afirmar que os Bordados de Castelo Branco terão surgido por volta do séc. XVII, embora haja quem defenda uma data anterior. Como motivo de decoração persa, estes, sofreram influências do Renascimento, do Barroco, da Índia e da China, dos damascos e ainda dos estampados orientais. Tem ainda grandes semelhanças com os bordados de Toledo e Guadalupe, em Espanha. Hoje em dia é usual encontrarem em rodapés, bambinelas e toalhas, mas é nas colchas bordadas pelas noivas para o seu leito nupcial que o seu trabalho mais se destacou ao longo dos tempos, simbolizando e diginificando o seu enxoval.

O linho é o usado como “base” e o fio usado nos seus desenhos é a seda. Os motivos são dos mais diversificados, tais como as albarradas, as árvores, os pássaros, as coroas reais, os cravos, rosas e lírios, pombos e pássaros bicéfalos… todos eles cheios de significados, tais como as suas cores, representando o homem como amor viril, o desposar ou até a provocação e a violência. A pureza, a inocência e a castidade também são fortemente marcadas pelas cores claras.

A escolha desta temática para a Castelo Branco Geocoin, deveu-se sobretudo à origem do Geocacher geopate. Tendo surgido até então algumas Geocoins representativas de diversas zonas de Portugal, esta, seria uma cidade a qual gostaria de ver simbolizada. Os primeiros desenhos iniciaram-se depois de pesquisas na biblioteca albicastrense e de diversas fotografias tiradas ao castelo, assim como à torre do relógio, um dos ex-libris da cidade.

A proposta foi apresentada à comunidade aqui através de desenhos iniciais, no fórum geocaching-pt.net em Março de 2009 e a entusiasmante aceitação fez com que o desenho fosse algo debatido. Contudo, a possível produção arrastou-se no tempo, tendo em Setembro desse ano sido esquecida.

Passado um ano da sua primeira apresentação, em Abril de 2010, o processo foi concluído. A produção foi feita na íntegra pelo Geocacher, sem conhecimento do Fórum e apresentada como realizada aqui. O desenho inicial foi alterado, tendo dado apenas importância à temática dos Bordados através do seu traço a negro. A Geocoin manteve do mesmo modo a relação com a cidade, desenhos os quais se encontram representados em diversos pontos dela. Segue-se o blueprint final.

Foram produzidas 80 Geocoins apenas em Black Nickel e Imitation Hard Enamel.

As encomendas, foram realizadas no Fórum geocaching-pt.net.

Ficha técnica Icon
Data: Abril 2010
Versões: Black Nickel
Formato: Circular
Tamanho: 44mm de largura, 3mm de espessura
Quantidades: 80 (BN)
Desenho: geopate
Produção: Direct Mint | Geocoin Club
Mentor: geopate
Código de activação: http://www.geocoinclub.com/code.php

Desenho:

geopate