Black Nickel
Polished Gold
FigueiraDaFoz-AS-Front-Album FigueiraDaFoz-AG-Front-AlbumFigueiraDaFoz-AG-Back-Album
Antique Silver
Antique Gold

Esta geocoin é um tributo à bonita cidade da Figueira da Foz, tendo sido uma ideia pensada e posta em prática pelo diogosergio. um geocacher desta cidade. A geocoin representa de um lado uma bonita caravela, alusiva aos descobrimentos portugueses, lendo-se ainda alguns versos dos Lusíadas para reforçar o tema. Do outro lado, está representado o brazão da cidade, sendo a ligação ao geocaching feita pelos pontos cardeais no círculo exterior. A identificação da geocoin é também bem visível.

O resultado final foi muito bom, principalmente na face da caravela, pois o desenho ficou muito nítido e bonito em todas as versões da geocoin.

A ideia inicial surgiu em Maio de 2008, quando o Diogo anunciou o propósito de fazer a geocoin e procurou opiniões e ideias no geocaching-pt. A partir daí tudo correu com uma enorme rapidez, proporcional à iniciativa e vontade do mentor.

As primeiras ideias foram apresentadas pelo Diogo, que davam desde logo uma ideia do que poderia vir a ser o resultado final:

FigueiraFoz-Ideia FigueiraFoz-Ideia2

Destas ideias iniciais resultou o desenho final, logo transformado no blueprint que serviu para a produção da geocoin. Tanto um como o outro foram apresentados numa segunda thread, a qual serviu também para recolher encomendas.

FigueiradaFoz-inicialFigueira-blueprint

A produção da geocoin decorreu entre Julho e Setembro, tendo este processo sido acompanhado num novo tópico do fórum. Infelizmente, a produção não decorreu isenta de erros. Nesse aspecto, esta terá sido a primeira geocoin portuguesa que foi afectada por este tipo de problemas. Num primeiro momento, ainda na fase de aprovação das “samples”, foi detectado um problema na palavra “PORTUGAL”, que ficou escrita com um espaço pelo meio, “PORTUG AL”. Mas seria demasiado moroso e potencialmente custoso reparar o pequeno erro, pelo que a produção avançou.

Mais tarde, quando as geocoins foram recebidas e distribuídas, verificou-se que as versões em Antique Silver e Antique Gold sofriam de problemas de maus acabamentos, uma vez que o polimento da parte exterior terá sido mal feito, sendo variável o defeito de geocoin para geocoin. Por este motivo, só muito mais tarde, talvez um ano e meio mais tarde, é que as geocoins acabaram por ser postas à venda pela geocoinshop.de, com um aviso de que estas duas versões tinham um efeito “antique” muito pronunciado…

Para além destes problemas, algumas geocoins vieram com outros tipos de erros. São conhecidos pelo menos dois erros específicos. Num caso o texto no circulo exterior está rodado 90 graus à esquerda e as quinas não estão impressas no brazão. No outro, mais difícil de detectar, são os pontos subcolaterais (NNE, ENE, ESE, etc) que estão rodados 180 graus. Não deixam de ser erros curiosos, que tornam estas geocoins defeituosas provavelmente mais raras.

Resta dizer que foi produzida apenas uma única geocoin na versão Polished Silver, que ficou na posse do mentor do projecto, sendo assim uma verdadeira edição de autor (Author Edition – AE), ora vejam:

FigueiraDaFoz-Silver-Front FigueiraDaFoz-Silver-Back

Ficha técnica Icon
Data: Setembro 2008
Versões: Polished Silver (AE), Black Nickel (LE), Polished Gold (LE), Antique Silver, Antique Gold
Formato: Circular
Tamanho: 44mm de diâmetro, 3mm de espessura
Quantidades: 1 (AE), mais de 250 das restantes versões (distribuição desconhecida)
Desenho: Diogo Sérgio (diogosergio)
Produção: Geocoinshop.de
Mentor: Diogo Sérgio
Código de activação: http://www.geocoinshop.de/content/Activation-Code.html

Desenho
: diogosergio