GCPTSince2001-BN-Blue-Front-Album (Medium)GCPTSince2001-BN-Blue-Back-Album (Medium) GCPTSince2001-BN-Color-Front-Album (Medium)GCPTSince2001-BN-Color-Back-Album (Medium)
Black Nickel (+ Azul)
Black Nickel (+ Cores)
GCPTSince2001-Gold-Front-Album (Medium)GCPTSince2001-Gold-Back-Album (Medium)
Polished Gold (+ Cores)

A ideia para a concretização desta geocoin partiu do PLnauta, tendo sido apresentada em Outubro de 2008 num tópico inicial que demonstrou existirem muitos interessados. Na verdade, a ideia foi aproveitar um desenho que tinha sido proposto pelo geocacher Sandro (Kitiara & Sal) para a geocoin portuguesa de 2008 (acabou por ser escolhida a Guitarra Portuguesa). Os desenhos eram os seguintes:

Since2001_desenho inicial

Since2001-desenho-alternativo

Tal como explicado pelo PLnauta quando apresentou a ideia, a geocoin seria uma forma de referir a primeira geocache portuguesa, marcando assim o início do geocaching em Portugal. O nome inicialmente pensado para a geocoin foi Geocaching in Portugal since May 2001, motivado pela cache GC8EF9: Translant Chess Cache, criada em Maio de 2001, que seria, supostamente, a primeira cache portuguesa. Efectivamente, a cache mais antiga de Portugal, criada em Fevereiro de 2001, é a GC1DA: AlfaRomeu Abandonado!. Assim, o PLnauta optou por não incluir o mês no nome da geocoin, ficando apenas Geocaching in Portugal since 2001.

A face da geocoin inclui referências à História de Portugal, nomeadamente através da inclusão de datas associadas ao estabelecimento da Nacionalidade. O desenho usado foi exactamente o desenho porposto pelo Sal. O verso inclui um mapa de Portugal continental e ilhas, pintados de azul ou coloridos por distrito, no caso da versão limitada da geocoin.

Para a escolha do icon desta geocoin, foi criado mais um tópico com um concurso para a escolha do icon, tendo sido feitas várias propostas interessantes, como por exemplo as seguintes, de onde acabou por ser esolhida a versão S_5 correspondente à primeira bandeira de Portugal.

since2001-icons

A produção da geocoin foi muito demorada, acabando por se estender quase por um ano, devido a diversos percalços com o produtor Alemão.  As encomendas foram feitas num outro tópico de encomendas, tendo ainda, em Março de 2009, sido apresentadas as primeiras imagens da geocoin, num tópico com as samples.

Ficha técnica Icon
Data: Setembro 2009
Versões: Black Nickel+Azul (RE), Black Nickel+Cores (RE), Polished Gold+Cores (LE)
Formato: Quadrada com cantos redondos
Tamanho: 4cm de lado, 3mm de espessura
Quantidades: 275: 50 (LE) + 225 (RE)
Desenho: Sandro (Kitiara & Sal)
Produção: Geocoinshop.de
Mentor: PLnauta
Código de activação: http://www.geocoinshop.de

Desenho
:  Hugo (SUp3rFM)

AlfaRomeu Abandonado!