PT2008-Copper-Front-Album PT2008-Copper-Back-Album PT2008-Gold-Front-AlbumPT2008-Gold-Back-Album
Antique Copper
Polished Gold

A geocoin portuguesa de 2008 representa uma guitarra portuguesa, claramente um símbolo nacional. É com ela que se canta o Fado, e a geocoin deixa-o bem explícito. O sabor do destino e da saudade estão também presentes, com uma quadra impressa na geocoin que diz: “Ó gente da minha terra / agora é que eu percebi / Esta tristeza que trago / foi de vós que recebi“.

Não foi fácil chegar a este resultado final, uma geocoin que certamente enche todos os geocachers portugueses de orgulho. Depois de muitas discussões no fórum sobre como deveria ser a geocoin portuguesa de 2008, o geocacher mtrevas tomou a iniciativa de lançar um processo de recolha de desenhos, seguido da uma fase de votação para escolha do desenho mais consensual.

Tudo começou neste tópico, em Outubro de 2007, tendo sido propostos vários desenhos de grande qualidade. Um dos desenhos, não tendo sido o mais votado, acabou por vir a ser utilizado para a produção da geocoin “Geocaching in Portugal since 2001”. Aqui ficam dois dos desenhos que foram postos a votação:

geocoinmapagabynl6-thumb
geocoinbelemol1

Em resultado deste processo, que decorreu durante o mês de Fevereiro de 2008, foi escolhido o desenho proposto pelo geocacher Kelux, a Guitarra Portuguesa. Para que tudo ficasse o melhor possível, a fase seguinte foi de discussão pública da arte final, levada a cabo num outro tópico. Em simultâneo, foi aberta uma nova votação para escolha do metal a ser usado na produção da geocoin, tendo sido clara a preferência por “Antique Copper”. Em duas semanas tudo ficou pronto para se passar à fase de reserva de lotes, passando o processo a ser gerido pelo geocacher PLnauta. Nesta fase, os mentores decidiram produzir 50 geocoins em Gold, uma versão limitada, podendo ser reservada uma destas geocoins por cada lote de 10 Guitarras em Antique Copper. Bastou um dia para que todos os lotes ficassem reservados!

Neste fase foi também lançado um concurso para escolha do icon, que acabou por não ter uma conclusão formal, apesar dos mentores terem acabado por escolher a proposta do geocacher acasim.

Como curiosidade, fica aqui o desenho com a arte final que foi aprovada para produção. O epílogo de toda esta odisseia da produção da geocoin portuguesa de 2008 encontra-se neste tópico.

GeocoinGuitarraPortuguesa2008-arte

Ficha técnica Icon
Data: Junho 2008
Versões: Antique Copper; Polished Gold (LE)
Formato: Especial
Tamanho: 72x32mm e 3,5mm de espessura
Quantidades: 320 + 50 (LE)
Desenho: Kelux
Produção: Lars Dorms (geocoinshop.de)
Mentor: Kelux, mtrevas, PLnauta
Código de activação: http://www.geocoinshop.de/shop_content.php/coID/11/product/Activation-Code

Desenho
: acasim
Antique Copper; Polished Gold (LE)