PT07-Front-AlbumPT07-Back-Album
Bronze

Esta foi a geocoin “oficial” portuguesa de 2007. O mentor do projecto foi o conhecido geocacher Hulkman, que teve a difícil tarefa de resolver a indecisão sobre o desenho a escolher. As propostas e a história que antecedeu a produção da geocoin podem ser consultadas no fórum geocahing@PT, no tópico GEOCOIN PT 2007 V2.

Depois de escolhido o desenho, a produção mínima de 250 geocoins (para que a geocoin pudesse ter um icon – condição imposta pela Groundspeak nesses tempos) foi dividida em 25 lotes de 10 geocoins, que foram disponibilizados para reserva pelos geocachers interessados. Ao fim de 12 dias todos os lotes estavam reservados e foi então possível iniciar a produção.

A geocoin representa o bem conhecido “Zé Povinho”, uma caricatura de Rafael Bordalo Pinheiro, conhecido ilustrador, caricaturista e escultor Português do século. A figura do Zé Povinho de há muito que é uma das imagens mais conhecidas e mais populares em Portugal, um verdadeiro símbolo nacional, tendo sido esse um dos factores da sua escolha para esta geocoin portuguesa. No verso da geocoin o desenho incorpora mais alguns símbolos de Portugal: as cores verde e vermelho da bandeira nacional, as cinco quinas e a esfera armilar. No texto lê-se “Por caches nunca antes encontradas”, uma reformulação do que dizia Camões nos Lusíadas: “Por mares nunca dantes navegados”. Em suma, uma geocoin recheada de simbolismos!

Ficha técnica Icon
Data: Setembro 2007
Versões: Bronze
Formato: Circular
Tamanho: 38mm de diâmetro, 3mm de espessura
Quantidades: 250
Desenho:  Daniel Oliveira (danieloliveira) e Fernando Jorge (play mobil)
Produção: CacheZone.de
Mentor: Hulkman
Código de activação: http://www.cachezone.de/activation/

Desenho
: play mobil