PT2009-AS-Front-AlbumPT2009-AS-Back-Album PT2009-BN-Front-AlbumPT2009-BN-Back-Album
Antique Silver
Black Nickel + Antique Silver

A geocoin portuguesa de 2009 representa Luís Vaz de Camões, o grande poeta português, bem como a sua obra-prima “Os Lusíadas”, que relata a epopeia da descoberta do caminho marítimo para a Índia pelos navegadores portugueses. Na frente da geocoin, pode ver-se a figura de Luís Vaz de Camões e um pergaminho, no qual se pode ler o I Canto d´ ”Os Lusíadas”. No verso da geocoin pode ver-se o mapa da viagem feita pelos navegadores portugueses aquando da descoberta do caminho marítimo para a Índia, bem como os seus pontos de paragem e respetivas datas.

Este projecto iniciou-se a 22 de Novembro de 2009, aquando da abertura de um tópico para discussão de ideias e apresentação de propostas, por parte do Kelux. Esse tópico pode ser visto aqui. A 25 de Janeiro de 2010, deu-se inicio então à apresentação das propostas finais, tendo as mesmas sido sujeitas a uma votação por parte da comunidade do fórum Geocaching@PT, que se iniciou a 28 de Fevereiro de 2010. Os vários desenhos a votação foram os seguintes:

Propostas votação 2009
Posteriormente, escolhida a proposta mais votada, do geocacher Maxado, foi aberto um tópico para sugestões de melhoramentos da proposta vencedora, passando o processo a ser gerido pelo vencedor da proposta, com o auxilio logístico/contabilístico do FTomar. O passo seguinte foi a votação para escolher os metais em que a geocoin seria produzida, em que as escolhas mais votadas foram o Black Nickel e o Antique Silver, respectivamente, sendo que a edição regular (com 240 exemplares) acabou por ser produzida em Antique Silver e a edição limitada (60 exemplares) em Black Nniquel com detalhes em Antique Silver. A arte final, que foi usada para produção, foi a seguinte:

PT-2009-AntiqueSilver-FinalArt

Claro que uma geocoin só está completa com o respetivo ícone, que neste caso foi também desenhado pelo Maxado. A escolha foi simples, uma vez que não existiram mais propostas no tópico aberto para o efeito.  O ícone proposto pelo Maxado foi bem aceite pela comunidade que se pronunciou, e por isso veio a ser o ícone usado.

Após vários contactos com produtores de geocoins, alguns respondidos com orçamentos e outros sem resposta, a decisão foi pela proposta apresentada pela Direct Mint, que se encontra associada ao Geocoin Club, e que demonstrou profissionalismo e qualidade no seu trabalho, acabando por exceder as expectativas do Maxado e de todos os que esperavam por ver o resultado final.

Escolhido então o produtor e decidido o preço das geocoins, foi altura de abrir um tópico de pré-reservas. Finalmente, a 16 de Setembro de 2010 as geocoins chegaram a casa do Maxado, prontas para serem distribuídas e apreciadas pelos adquirentes.

Curiosidades acerca de todo o processo:

  • O preço das geocoins acabou por exceder o indicado na pré-reserva devido a encargos de transferências não tidos em consideração, por desconhecimento da sua existência e devido também em parte à flutuação do valor do dólar em relação ao euro. No entanto, o facto foi comunicado aos adquirentes, tendo-se estes prontificado para pagar a diferença.
  • A segunda proposta mais votada, pertencente ao Kelux, acabou por ser produzida após algumas alterações. Essa geocoin teve a finalidade de angariar fundos para ajuda à comunidade do Arquipélago da Madeira, que tinha sido assolada por um temporal que ali causou muitos estragos. Parte do valor pago pelos compradores da geocoin foi entregue para ajudar a reconstruir a Madeira. A proposta do Kelux acabou também ela por dar origem a uma geocoin muito bem conseguida.
Ficha técnica Icon
Data: Setembro 2010
Versões: Antique Silver (RE), Black Nickel + Antique Silver (LE)
Formato: Retangular
Tamanho: 65mm largura x 50mm altura, 3,5mm de espessura
Quantidades: 300 (240 RE + 60 LE)
Desenho: Maxado
Produção: Direct Mint
Mentor: Maxado + FTomar
Código de activação: http://www.geocoinclub.com/code.php

Desenho
: Maxado